sábado, 26 de novembro de 2011

Professora do DF usa bactérias para desenhar Hello Kitty e Batman


Professora do DF usa bactérias para 



desenhar Hello Kitty e Batman




Ideia surgiu há um ano durante conversa com estudante e agradou alunos.
Material usado em sala é feito com micro-organismos menos agressivos.

Do G1 DF
Comente agora
Desenhos de Hello Kitty e do símbolo do Batman feito por professora com cultivo de bactérias (Foto:  Fabíola Castro/Arquivo pessoal)Desenhos de Hello Kitty e do símbolo do Batman
feito por professora com cultivo de bactérias
(Fotos: Fabíola Castro/Arquivo pessoal)
Uma professora de biomedicina do Distrito Federal encontrou uma forma diferente para ajudar os alunos a assimilar as características de vários tipos de bactéria. Em vez de fazer amostras da maneira tradicional, ela molda o cultivo dos micro-organismos que serão estudados no formato de imagens conhecidas, como Hello Kitty, Pateta ou Smurf.
A ideia surgiu há um ano, durante conversa com uma estudante. De acordo com Fabíola Castro, a inovação agradou alunos e colegas. "Eles adoraram. Levei uma que fiz com Hello Kittty. Eles fotografaram, compartilharam nas redes sociais. É uma forma de aprender brincando as cores e o comportamento das bactérias em cada meio de cultivo. [...] Um colega médico usou a imagem em um congresso", disse.
Por meio das placas diferentes, a professora de bacteriologia afirma que os alunos conseguiram associar com maior facilidade a pigmentação que os micro-organismos adquirem nos meios, assim como os nutrientes que eles precisam e o tempo que levam para crescer. "É algo para conhecer e estudar e não esquecer depois que a disciplina acabou."
Levei uma que fiz com Hello Kittty. Eles fotografaram, compartilharam nas redes sociais. É uma forma de aprender brincando as cores e o comportamento das bactérias em cada meio de cultivo. [...] Um colega médico usou a imagem em um congresso"
Fabíola Castro, professora de biomedicina no DF
O manuseio das bactérias acontece no laboratório da faculdade e após o semestre em que os estudantes, também orientados por Fabíola, aprendem técnicas e regras de laboratório na disciplina biossegurança. Usando jaleco e luvas, eles trabalham com cepas ("famílias") de bactérias com potencial patogênico inferior ao normal.
"São cepas padrão [menos 'agressivas'], compradas de uma empresa que vende com um certificado de comportamento da bactéria. Elas têm potencial patogênico, porque toda bactéria oferece, mas têm menos riscos que as colhidas em análises laboratoriais. Os alunos trabalhariam de qualquer forma com essas cepas, porque faz parte da formação deles, então encontramos uma forma mais atraente."
Placas de bactérias feitas por estudantes de biomedicina sob supervisão de professora. (Foto: Arquivo pessoal)Placas de bactérias feitas por estudantes de biomedicina sob supervisão de professora. (Foto: Arquivo pessoal)
Após inocular colônias de bactérias nas placas e formar as imagens, a professora explicou que o material fica até 24 horas em uma estufa com temperatura entre 35° e 37°, simulando a do corpo humano. O desenho dura cerca de cinco dias e depois começa a ser contaminado. Segundo Fabíola, antes de serem recolhidas como lixo hospitalar, as placas passam por esterilização para garantir que todos os micro-organismos sejam eliminados.
"A gente precisa conhecer as bactérias. Elas são muito presentes na nossa vida, convivemos o tempo todo [com elas], até quando estamos saudáveis. É importante conhecê-las porque por meio deste conhecimento a gente sabe como lidar com elas. A partir disso, você aprende a dominá-las e não a ser dominado por elas."

Em comemoração ao dia do biomédico, celebrado no domingo (20), uma turma de Fabíola fez algumas placas e expôs no Eixão. Ela afirma que as placas atraíram a atenção das pessoas que passavam pelo local.




quarta-feira, 23 de novembro de 2011

IV RODA DE HISTÓRIAS - As Meninas do Conto



O Grupo As Meninas do Conto convida a todos para a
IV RODA DE HISTÓRIAS
Histórias Cantadas

EVENTO GRATUITO
PROJETO 15 ANOS DE HISTÓRIAS
 Venha ouvir e contar histórias junto com a gente!


Narração de histórias com As Meninas do Conto: Fabiane Camargo, Daniele Barros, Helena Castro e Cris Bosch
Histórias cantadas com nossos convidados: Trio Sinhá Flor e Grupo Triii

Quando? Dia 02 de dezembro às 20hrs
Onde? Galpão As Meninas do Conto: R: Scipião, 132, Lapa
Lugares limitados! Faixa Etária         LIVRE
Confirme sua presença através do e-mail: fomentomeninas@gmail.com ou meninasdoconto@uol.com.br
Mais informações: 3868-4598 / 3803-9113 – Andréa ou Regiane
www.meninasdoconto.com.br /facebook As Meninas do Conto

Este evento faz parte do projeto 15 ANOS DE HISTÓRIA, contemplado pela 18ª edição da Lei de Fomento ao Teatro da Cidade de São Paulo.

O Trio Sinhá Flor é formado por artistas dedicadas a pesquisar e difundir a cultura nordestina, mais especificamente aquela contada e cantada pelo Rei do Baião, Luiz Gonzaga. Na contação apresentada pelo Trio, o sertão é o palco da narrativa, Luiz Gonzaga é o personagem principal e suas músicas são as narradoras das histórias vividas ou criadas por ele e por seus parceiros. Acesse o site do grupo:www.triosinhaflor.com.br
 
O Grupo TRiii surgiu em 2008 através da junção de três pessoas que têm três coisas em comum: a amizade, a identificação musical e a fascinação por crianças. Formado por Fê Sztok (violão e voz), Marina Pittier (voz e percussão) e Estevão Marques (percussão). Sua proposta é interagir musicalmente com crianças e pais. Cantando e contando histórias da cultura popular brasileira

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Pra rir um pouco...

Havia certa vez um homem  navegando com seu  balão, por um  lugar desconhecido. Ele estava completamente  perdido, e  qual grande foi sua surpresa quando encontrou uma pessoa...  Ao reduzir um  pouco a altitude do balão, em uma distância de 10m  aproximadamente, ele gritou para a pessoa:

- Hei, você aí­, aonde eu estou?  E então a jovem  respondeu:
- Você está num balão a  10 m de altura!
Então o homem fez outra pergunta:
- Você é professora, não é?
A moça respondeu:
- Sim...puxa! Como o senhor adivinhou?
E o homem:
- É simples, Você me deu uma resposta tecnicamente  correta, mas que não me serve para nada...
Então a professora  pergunta:
- O senhor é secretário da educação, não é?
E o homem:
- Sou...Como você  adivinhou???

E a Professora:
- Simples: o senhor está completamente perdido, não sabe fazer nada e  ainda quer colocar a culpa no  professor.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Lançamento: As travessuras do Saci-pererê

A Unimultiplicidade em parceria com o Centro de Convivência Movimento, Apae de São Paulo, Noovha América Editora  e apoio do Instituto Olga Kos, convidam você para o lançamento do 3º livro realizado por jovens no Ponto de Cultura Contos e Lendas Brasileiros. Venha prestigiar os autores e mais esse belo trabalho!!!



quarta-feira, 9 de novembro de 2011

WebQuest

WebQuest... Você sabe o que é ???

Eu descobri recentemente! É uma ferramenta a qual ainda não estou muito familiarizada, porém, sua função é espetacular!


O WebQuest é um plano de aula Virtual! Ou seja, você vai inserir as informações de um projeto de trabalho, e vai compartilhá-la na internet - para que seu aluno acesse e desenvolva alguma atividade ou mesmo para compartilhar com os colegas.



É isso! Simples assim!

Os Educadores precisam estar atualizados com as tecnologias disponíveis, e utilizá-las a seu favor! Os jovens de hoje estão "conectados", é preciso se conectar com eles!

Vejam a WebQuest que eu criei, clicando aqui WebQuest Contação de Histórias

Saiba mais sobre WebQuest aqui: Como Criar uma WebQuest

E você, entendeu o que é um WebQuest?

VIVALEITURA 2011 - ASSISTA AO VIVO


terça-feira, 8 de novembro de 2011

Projeto Identidade

Compartilhando a foto do "baby" , o resultado do Projeto Identidade! 


Coisa fofa!!


quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Rede Social Exclusiva

Navegando na internet, achei uma rede social, voltada exclusivamente para educadores!! 


http://www.profescola.com.br/ 


Me cadastrei! 








Estou fuçando, e parece ser um espaço bem interessante para troca de informações entre profissionais da educação! 


E você, o que acha ?