quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Brincadeiras Região Sudeste


Abaixo, algumas brincadeiras da Região Sudeste do Brasil. 
Conhece outra brincadeira? Compartilhe! 




Taco
Origem: São Paulo (SP)


Jeito de brincar
Para brincar, é necessário um taco, uma bolinha de tênis e uma base (pode ser uma casinha de madeira ou uma latinha de refrigerante). Duas crianças são os rebatedores, que ficam com o taco de madeira para protegerem a base da dupla de lançadores.
O objetivo dos lançadores é derrubar a base com a bolinha ou com chutes. Quando os rebatedores tiram o taco do chão, os lançadores podem chutar a base ou lançar a bola.
Se conseguirem quebrar a defesa dos rebatedores e derrubar a base, eles ficam com o taco. Se os rebatedores jogarem a bola longe cinco vezes, eles ganham o jogo e trocam de lugar com os lançadores.


O que a brincadeira trabalha
Coordenação motora, socialização, atenção, competitividade. 







Amarelinha
Origem: Uberlândia (MG)

Jeito de brincar
Os participantes desenham um diagrama que vai desde o inferno até o céu. 
Quem for escolhido para começar o jogo fica no inferno e lança uma pedrinha no número 1.
Depois, tem que pular direto para as casas 2 e 3, com um pé em cada número e seguir assim: com um pé só nos números que estiverem sozinhos ou nos que estão ao lado de um número em que esteja a pedra e com os dois pés nas casas que estão lado a lado.
Quando chegar ao céu, a criança pode pisar com os dois pés. Dali, ela tem que se virar e voltar pulando tudo de novo.
Quando chegar aos números 2 e 3, pega a pedrinha do número 1 e, sem pisar nele, pula com os dois pés de volta ao inferno.
O próximo a jogar lança a pedrinha ao número 2. Pula com um pé só nos números 3 e 4 e segue pulando de acordo com as regras.
Os outros jogadores têm de fazer o mesmo jogando a pedrinha em cada um dos números.

Regras
- Só pode pular com o mesmo pé com que começou o jogo (não vale trocar de pé).
- Não pode apoiar a mão ou o outro pé no chão para pegar a pedrinha.
- Não pode pisar na linha ou fora do quadrado.
- Não pode pisar no quadrado em que estiver a pedrinha.
- Não pode jogar a pedrinha no quadrado errado.
- Quem errar passa a vez para o seguinte.
- Sempre que o jogador que errou voltar, ele recomeça de onde estava.
- Ganha quem conseguir chegar ao céu primeiro sem errar.

O que a brincadeira trabalha: lateralidade, coordenação motora, atenção. 



16 bolinhas DE GUDE
Origem: Lavras (MG)

Jeito de brincar
Os jogadores colocam 16 bolinhas sobre uma mesa. Depois, decidem quem começa o jogo. 
O jogador ganha as bolinhas que conseguir acertar e vence o jogo quem acertar mais bolinhas.

O que a brincadeira trabalha:coordenação motora, noção de espaço, força e velocidade.



Serra, serra, serrador
Origem: Curvelo (MG)

Jeito de brincar
Duas crianças se põem de frente e dão as mãos. Depois, ficam balançando os braços, indo e vindo, enquanto falam “Serra, serra, serrador! Serra o papo do vovô! Quantas tábuas já serrou?”.
Uma delas diz um número e as duas, sem soltarem as mãos, dão um giro completo, ainda de mãos dadas. Elas giram até completar o número que foi escolhido.



Perna de pau
Origem: Jaguaré (ES)

Materiais
- 2 tocos de madeira;
- 2 estacas de madeira;
- 2 pregos e um martelo.

Como fazer
- Encontre tocos de madeira com espaço para cada um dos seus pés.
- Com o martelo, pregue as estacas em um dos lados de cada toco.
- Suba nos tocos com o apoio da estaca e comece a andar.

Dica
Peça ajuda a um adulto para usar o martelo.

O que a brincadeira trabalha: equilíbrio, coordenação motora, antecipação de movimentos.




Batata quente
Origem: Lavras (MG) e São Paulo (SP)

Jeito de brincar
Um grupo senta em círculo e uma criança fica de fora da roda e vai dizendo:
“Batata quente, quente, quente, quente... queimou!”
As crianças vão passando uma bola de mão em mão até que escutem a
palavra “queimou”.
Nesse momento, quem estiver com a bola sai da brincadeira.
Ganha quem fica por último.

O que a brincadeira trabalha
Coordenação motora, habilidade verbal, atenção. 





Stop
Origem: Lavras (MG)

Jeito de brincar
Em um papel, cada jogador escreve uma lista de itens. Exemplos: cidade, animal, cor, profissão.
Uma letra é sorteada e todos os participantes têm que completar a lista, escrevendo em cada item uma palavra que comece com a letra definida pelo grupo. Por exemplo: se a letra sorteada for a “A”, tem que escrever o nome de uma cidade, de um animal, de uma profissão que comece com essa letra.
A primeira criança que completar a lista grita “stop” e todas as outras têm que parar de escrever.
Cada item vale uma pontuação –que pode ser definida pelo grupo. Se houver itens repetidos, os jogadores só ganham a metade da pontuação. 
Ganha quem, ao final das rodadas, fizer o maior número de pontos.

O que a brincadeira trabalha
Memória, atenção, agilidade, ampliação de repertório. 





Cobra-cega
Origem: São Paulo (SP)

Jeito de brincar
Um participante é escolhido para ser a cobra-cega. Ele é vendado e rodado dez vezes. Depois, o pegador sai atrás do grupo.
Quem for pego coloca a venda, e o jogo recomeça.

O que a brincadeira trabalha
Memória espacial, percepção, audição.






Pipa
Origem: Itanhaém (SP)

Como fazer
- Posicione uma vareta na vertical e duas na horizontal, amarrando-as com a linha em todas as extremidades e nos pontos em que elas se encontram. Assim, a armação da pipa estará pronta.
- Depois, passe cola em um dos lados das três varetas.
- Pegue o papel de seda, centralize e, com cuidado, vá colando-o devagar por toda a armação. Com uma tesoura, recorte o formato da pipa para tirar os excessos.
- Corte os cantos e cole direito. Amarre as duas extremidades com a linha e você tem o estirante para garantir um bom voo da pipa.
- Para fazer a rabiola, recorte saco plástico em pequenos pedaços. Com um nó
simples, prenda os pedaços do plástico na linha do carretel. Quanto maior a pipa, maior a rabiola.

O que a brincadeira trabalha
Coordenação motora fina, noção de espaço. 



Vaca amarela
Origem: São Paulo (SP)

Jeito de brincar
Todos dizem os versos abaixo e ficam em silêncio no final. Perde quem falar primeiro.

“Vaca amarela pulou a janela
Fez cocô na panela
Mexeu, mexeu, mexeu
Quem falar primeiro come todo o cocô dela
Um, dois, três, cala a boca japonês
Chinês, fecha os olhos de uma vez.”

O que a brincadeira trabalha
Atenção, regras, disciplina. 





9 comentários:

Unknown disse...

Muito BOm !!!!!!!!!!!!

Unknown disse...

Mt bom. adorei. me ajudou mt

Unknown disse...

top.. top .. gostei das brincadeira.. lembra muito minha infacia

Unknown disse...

Unknown disse...

Unknown disse...

Muito bom, parabéns...

Valéria disse...

Muito ricas as informações.

Unknown disse...

Excelente!

Unknown disse...

Amei!